Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas, sem uma motivação evidente, por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo humilhação, dor e angústia. O Bullying afeta estudantes, pais e professores no mundo inteiro. Segundo a Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente) não está restrito ao tipo de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Com a internet, o Bullying ganha espaço também nas comunidades virtuais aumentando ainda mais o transtorno das vítimas, já que no ambiente virtual os autores da agressão podem manter suas identidades no anonimato. A prática do Bullying é mais comum entre os meninos. Entre as meninas envolve principalmente ações de exclusão e difamação.
Como não existe uma tradução na língua portuguesa capaz de expressar as várias situações de Bullying, relacionamos algumas ações que traduzem esse termo:
Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar; encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar; humilhar; ignorar; isolar; intimidar; ofender; perseguir; sacanear; roubar; quebrar pertences; zoar, entre outros.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS:
- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.
E SE O SEU FILHO FOR UM AUTOR DE BULLYING ? COMO LIDAR?
Em primeiro lugar, é preciso conversar. Saiba que ele está precisando de ajuda! Não tente ignorar a situação, mas mantenha a calma. Controlar sua própria agressividade é imprescindível. Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê-lo, demonstre que o ama, porém demonstre também que você não aprova esse comportamento. Que isso é errado e que não deve ser repetido. Procure saber o porquê ele está agindo assim.
Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Com o consentimento dele, entre em contato com a escola, converse com professores, funcionários e amigos que possam ajudá-lo. Estabeleça limites firmes. Encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido, pessoalmente ou por carta.
Destaque coisas positivas para melhorar a sua auto-estima. Procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre que isso ocorrer.Garanta a ele que você vai ajudá- lo. Com o consentimento dele, entre em contato com a escola, converse com professores,funcionários e amigos que possam ajudá-lo.
Onde o Bullying acontece?
O bullying é um problema mundial, ocorrendo em toda e qualquer escola (primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana).
Olho vivo!
O bullying é uma atitude REPETIDA de um aluno contra o outro. O bullying só acontece quando quem o pratica tem mais PODER do que quem sofre. Portanto, se você se desentender com seu amigo de vez em quando, discutir com um colega por causa de uma brincadeira, ou deixar de falar com uma amiga por alguns dias, isso não é bullying!
O bullying envolve muita gente?
Todos os alunos, de alguma forma, estão envolvidos com o bullying em suas escolas. Eles estão entre os que praticam atos de bullying, os que são alvos de bullying, ou entre aqueles que são obrigados a conviver em um ambiente onde
há bullying. O estudo realizado pela ABRAPIA revelou que 40,05% dos alunos estão diretamente envolvidos em situações relacionadas ao bullying. Os meninos estão mais envolvidos com o bullying do que as meninas, tanto adotando essa prática (como autores) quando sofrendo as suas conseqüências (como alvos de bullying).
Geralmente, os estudantes de séries iniciais são mais vitimizados. QUEM PRATICA O BULLYING, geralmente, nem se preocupa em ser simpático com os colegas; gosta de ser admirado e de meter medo nos outros alunos; pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Admite-se que os que praticam o bullying têm grandes chances de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas. O ALVO DAS ATITUDES DE BULLYING, que pode ser um grupo ou uma pessoa, não dispõe de recursos, poder ou habilidade para reagir e impedir os atos danosos de que são vítimas. Em geral, as vítimas de bullying são: pouco sociáveis, inseguras (tanto que sequer procuram ajuda), têm poucos amigos; são quietas, passivas e não têm esperança de se adaptar ou ser aceitas pelo grupo. Sua baixa auto-estima é agravada por críticas comumente feitas pelos adultos sobre a sua vida. Às vezes, chegam até a se considerar merecedoras do sofrimento que passam. Em
casos extremos, as vítimas se sentem tão oprimidas que podem acabar tentando ou cometendo o suicídio. AS TESTEMUNHAS são a grande maioria dos alunos, que convivem com a violência e se calam, por medo de se tornarem as “próximas vítimas”. Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, os alunos que vêem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer. Alguns podem reagir negativamente diante da violação de seu direito de estudar em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode prejudicar de forma dramática o seu desenvolvimento escolar e social. Trata-se de um problema que se apresenta de forma diferente em cada situação. Para reduzi-lo, é essencial a cooperação de todos: diretores, professores, funcionários, alunos e pais. Quanto mais cedo o bullying for controlado, melhor será o resultado a longo prazo.
Quais são as conseqüências do bullying?
- Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todos os alunos são afetados negativamente, inclusive as testemunhas, causando ansiedade e medo. Alguns alunos até se tornam autores de bullying, quando percebem que este comportamento agressivo não está trazendo nenhuma conseqüência para quem o pratica.
- Quem pratica bullying poderá levar para a vida adulta o comportamento agressivo, reproduzindo as atitudes anti-sociais sobre a família (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho. As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não-violência na sociedade.
- A criança ou adolescente que é alvo de bullying, dependendo de suas características individuais e sua relação com o meio social, em especial a família, poderá não superar o trauma sofrido na escola. Poderá crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se um adulto com sérios problemas de relacionamento. Poderá assumir, também, um comportamento agressivo, ou tender à depressão. No trabalho, poderá
sofrer ou praticar o bullying.
–>O QUE FAZER PARA AJUDAR A VÍTIMA???
- Informe seu professor sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado.
- Se o seu amigo contou que sofreu o bullying, tente convencê-lo a procurar ajuda de um adulto, pai ou professor.
- Procure fazer com que o seu amigo, que sofre bullying, se sinta mais à vontade no grupo.
O que mais pode ser feito para divulgar as ações da escola contra o bullying?
Este assunto deve fazer parte da vida escolar de todos os alunos, durante o maior tempo possível. Assim, as diversas atividades desenvolvidas nas escolas devem contar sempre com ações voltadas a combater o bullying. Por exemplo:
- Nas festas da escola;
- Nas aulas de artes e educação física;
- Nas reuniões de pais;
- Em concursos de redação;
- Nas salas de aula;
- Nas salas de leitura e biblioteca;
- Em apresentações.
Todas as crianças e adolescentes têm o direito de estudar em uma escola onde, além de um bom aprendizado, possam conviver em um ambiente sadio, onde exista amizade, solidariedade e respeito às características pessoais de cada um.
ATENÇÃO!! O BULLYING É RUIM PARA TODOS!!
Para que pratica:
- Tem uma falsa sensação de poder;
- Pode prejudicar sua convivência com os colegas;
- Pode vir a adotar, no futuro, comportamentos delinqüentes;
-Pode tornar-se um adulto violento, inclusive com a família;
- Pode envolver-se em atos criminosos.
Para quem testemunha:
- Tem medo de vir a sofrer bullying;
- Sente-se intimidado, indefeso e inseguro;
- Sofre em silêncio;
- Não sabe como ajudar a quem sofrebullying;
- Sente medo de ir à escola;
- Fica ansioso;
- Seu aprendizado é prejudicado;
- Pode acreditar que seja bom praticar bullying.
Para quem sofre:
- Sente-se humilhado;
- Sente-se intimidado;
- Seu aprendizado é prejudicado;
- Sofre intensamente;
- Não consegue buscar ajuda;
- Isola-se dos colegas;
- Pode ter reações violentas;
- Tem medo de ir à escola;
- Sofre em silêncio;
- Sua auto-estima fica abalada;
- Pode prejudicar a sua vida adulta;
- Sente dor;
- Pode tentar ou cometer suicídio.
LucianaPublicado 21 junho 2011 em 22:03Olá a todos !É muito importante, toda essa explicação , por que sabemos que hoje existem muitos adultos cheios de traumas , que não conseguem realizar nada , devido a infância ter sofrido tanto com o bullying e isso o afetou. Essa história já existe a anos , mas nunca foi falado e isso fez com que muitas crianças sofressem caladas e crescessem se sentido a pior das pessoas . Mas Graças a Deus hoje esse problema não fica mais escondido, estamos todos de olhos bem abertos e até as crianças e adolescentes já sabem como resolver toda essa situação, e não sofrerem mais caladas .
E parabéns por todo esse trabalho com os adolescentes !
Lucianaclaudia souza-Boa vista RoraimaPublicado 21 junho 2011 em 19:32AQUI EM RORAIMA OS PRE ADOLESCENTES DO TF TEEN ESTAO TODOS MOBILIZADOS,PARA ESSA CAMPANHA JA VAMOS DAR INICIO COM UMA PALESTRA NA CAMARA DOS VEREADORES DE BOA VISTA….VAI ARREBENTAR…PARA HONRA E GLORIA DO SENHOR JESUS!!!!…ESTAMOS NESSA FÉ…..claudia souza-Boa vista RoraimaPublicado 21 junho 2011 em 19:29E ISSO AI PESSOAL VAMOS TODOS NOS UNIR PARA COMBATER ESSA MAL,QUE EO BULLYING,QUE TEM AFETADO AS NOSSAS CRIANÇAS NAO SO NO BRASIL MAS NO MUNDO INTEIRO.VAMOS JUNTOS NESSA CAMPANHA ABAIXO BULLYING!!!!Claudilene AmorimPublicado 21 junho 2011 em 16:22Estou como conselheira do TF Teen no Rj, e vamos usar essa matéria para desenvolvermos essa campanha na nossa IURD, muito bacana!!!Ivonete Maria SantosPublicado 21 junho 2011 em 09:29Este artigo é muito interessante.Agora eu sei o que significa bullying, antes ouvia falar mas não entendia o significado. A um tempo atraz passando pela sala vi no noticiário um acontecido em uma escola, o mal está tentando de todas as formas para roubar a alma dos adolecentes. Nós do TF teen juntos contra as armas de satanas, nas escolas…Deus abençõe a todos.
Educadora do TF teen do Água Branca- Contagem -MGERICK CHRISTIANPublicado 21 junho 2011 em 09:01ESSE TEMA QUE ESTA SENDO ABORDADO, É MUITO IMPORTANTE, POIS O QUE MAIS TEMOS VISTO É CASOS ASSIM. E O TF TEEN ESTA ORIENTANDO EM COMO LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO. EU TENHO CERTEZA QUE ESSE TRABALHO DE CONCIENTIZAÇÃO IRÁ AJUDAR A MUITOS QUE TEM ENFRENTADO ESSE TIPO DE SITUÇÃO NADA AGRADAVEL. E CLARO COM A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO.valdinea guimaraesPublicado 21 junho 2011 em 05:22NÓS aqui na paraiba estamos deixando todos concentizados sobre o bullying,estou no interior e vejo muitos casos desses e eles não tem tolerância com uma pessoa que seja diferente,colocam apelidos ,a isso acontecem até com adultos,eles deixam a pessoa muito sem graça.Mas tudo isso é decorrente a falta de um dialogo em casa com os pais e educação.Aqui no Cenaculo do Espirito Santo-bananeiras.Fizemos cartazes e colocamos no salão da iurd para o povo ver que o assunto é serio,e as nossas crianças estão sofrendo com essa prática taõ malvada que é o bullying.Como educadoras temos que mostrar a verdade aos pequeninos,adolescentes e até com os pais.Vou imprir essa materia e distribuir aqui na cidade,desde de já agradeço por todas que estão nessa luta,contra o bullying.bjs educadora val.Tania T. Dos Reis BarbosaPublicado 20 junho 2011 em 22:27MUITO BOM ESTE ARTIGO GOSTEI MUITO.RECENTEMENTE SAIU UM TRABALHO DE ESCOLA SOBRE ESTE ASSUSTO COM CERTEZA VAI SER MUITO UTIL PARA MIM.
AGRADEÇO POR TEREM POSTADO ESTE ARTIGO. TENHO CERTEZA QUE ELE NÃO AJUDA-RÁ SÓ A MIM MAS MUITAS OUTRAS PESSOAS SERAM BENEFICIADAS.BEIJOS DA TIA TANIA !!!!!!!!
Ariane LopesPublicado 20 junho 2011 em 20:43O bullying e muito ruim para que ja sofreu,ou sofre,pois eu ja sofre bulling,quando estudava,isso so me fez ficar mais agressiva em casa,pois so ali eu me sentia forte para fazer o que faziam comigo na escola,temos que combater com todas as nossas forcas o Bullying,eu apoi esta campanhavizite o site:http://www.ebiuniversal.com.br/portal/?category_name=tf-teen